quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gernot Minke

 Considerado uma das maiores autoridades do mundo em arquitetura sustentável, o professor doutor, engenheiro e arquiteto alemão Gernot Minke, dirige o Laboratório de Construções Experimentais da Universidade de Kassel, na Alemanha.

             “Nossas soluções são mais baratas, porque usamos materiais locais nas construções, como telhados de palha, bambu e barro”, afirma. Uma das maiores contribuições de Minke é a sua contínua pesquisa e inovação, desenvolvendo técnicas avançadas de construção com terra crua, melhorando a composição dos adobes para não utilizar rebocos, aprofundando as vantagens de isolamento térmico e acústico das construções com terra crua.

Johan Van Lengen


Natural da Holanda, deixou de lado uma bem-sucedida carreira na Califórnia, em meados dos anos 70, e passou a se dedicar a busca de soluções ecológicas, econômicas e apropriáveis para melhoria nas moradias populares.
     Escreveu o livro, Manual do Arquiteto Descalço, obra considerada pelos especialistas da área como indispensável para a compreensão e emprego de tecnologias apropriadas e ecológicas em construção.

  Johan e sua esposa Rose fundaram o Instituto TIBÁ (Tecnologia Intuitiva e Bio Arquitetura), iniciando ai um forte núcleo internacional para a disseminação de técnicas construtivas naturais, arquitetura vernacular, intuitiva e de um design arquitetônico baseados na sustentabilidade, mais integrados com a natureza.

Exemplos de Implantação da Bioarquitetura

Big Tree Farms, Indonésia.

Pavilhão da Espanha na Expo Shangai 2010.

Instituto Baleia Jubarte, Bahia.

Casa Hobbit em Hrubý Šúr, Eslováquia.

A Cúpula de Adobe de La Paz, Bolívia.

Bairro Ecológico em Kassel, Alemanha.

Mercado Campesino, Colômbia.

Residência Robert Schuster, Amazonas.

domingo, 12 de junho de 2016

Materiais e Técnicas Construtivas

A Bioarquitetura é um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos, priorizam o uso de técnicas construtivas sustentáveis como tijolo adobe, taipa de pilão, entre outras e matérias-primas naturais, recicláveis, de fontes renováveis e que não possam ser aproveitadas integralmente e fazendo o reaproveitamento de materiais e captação da agua da chuva. com a Bioarquitetura buscam diminuir impactos negativos causados pelas construções, tendem a economizar matérias fazendo o seu reaproveitamento, otimizando os usos, utilizando de recursos disponíveis no local e região, mão de obra e demais recursos retirados de um raio próximo à obra com isso minimiza a utilização de transporte. 


A taipa é uma técnica construtiva vernacular à base de argila e cascalho empregue com o objectivo de erguer uma parede.



Casa de Bambu

Cobertura de Palha
Palha de Coqueiro 


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Vantagens e Desvantagem da Bioarquitetura

As vantagens encontradas na Bioarquitetura são o uso da ventilação natural reduzindo os custos com refrigeração mecânica, o máximo aproveitamento de iluminação natural, a reutilização de águas pluviais, utilização de sistemas de aquecimento solar. A construção se torna mais saudável, racionalizando a obra reduzindo desperdício de materiais utilizando tecnologias construtivas modulares que permitem ainda maior agilidade na construção, reduzindo também o tempo de obra e gastos de matérias e serviços.

As desvantagens encontradas está no alto custo da mão de obra, por ainda ser muito especializada.

A casa é construída de madeira sustentável e quase todo o material utilizado na construção foi reciclado.
Casa com teto solar.



terça-feira, 7 de junho de 2016

Bioarquitetura: Utopia ou Realidade?

Para muitas pessoas existe a desculpa de que "sustentabilidade não combina com edificações" esta ai a bioarquitetura, para mudar esse conceito. Essa forma de construção visa a utilização de materiais de máxima sustentabilidade sem a agressão do meio ambiente de forma em que as pessoas possam usufruir de tais espaços com a mesma comodidade e praticidade do que achavam que só tinham em ambientes que de tal forma que foram construídos agridem a natureza. A Bioarquitetura da preferência ao uso de materiais locais para facilitar e incentivar a economia da região e minimizar a necessidade de transporte o que reduz a emissão de poluentes. As construções também são pensadas de forma de serem sustentáveis depois de prontas, com a implantação de sistemas de iluminação, ventilação naturais como painéis solares e sistema de capitação da água.

Existem varias pesquisas que demonstram que a bioarquitetura vem crescendo no setor de engenharia civil e na arquitetura, como o nome já diz BIO(ARQUITETURA), então não a como dizer que ela é uma Utopia mas sim uma realidade, muito bem aplicada e idealizada para o mundo nos dias atuais, como solução para os problemas ambientais.

Depoimento de Usuários da Bioarquitetura

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Descrição das Características Gerais

A característica da bioarquitetura é a preferência por materiais locais, como terra, pedra, argila, fibras naturais (como palhas, sisal, junco) e outros, reduzem-se gastos com transporte e fabricação, oferecendo edificações de baixo custo com as qualidades citadas na definição, como evita agredir o meio ambiente, por exemplo.

Um ponto que é importante nesta definição de bioarquitetura é que ela é mais válida para a concepção de ecovilas, que estão localizadas no meio rural dos municípios. Fazendas, chácaras e casas de campo são obras que também podem se originar destas saudáveis técnicas construtivas, pois geralmente localizam-se em grandes lotes, tendo em volta elementos naturais disponíveis (terra, madeira, fibras vegetais e outros).

No meio urbano, onde já há uma forte infraestrutura consolidada, fica quase impossível se pensar em construir totalmente com materiais naturais, uma vez que os terrenos (em sua maioria) ficam cercados de asfalto e concreto, além das distâncias dos centros de matérias primas serem maiores. Porém, neste caso, do âmbito urbano, há alguns anos a indústria dos ecoprodutos, ou materiais sustentáveis, vem crescendo e atendendo à crescente demanda (ainda não tanta) por eles.

Definição da Bioarquitetura.(Verônica Barbosa)

É o princípio construtivo que visa a utilização de materiais naturais, reduzindo, ou até mesmo evitando a agressão ao meio ambiente, através de técnicas bem antigas (seculares e até milenares) comprovadamente eficientes no que tange à quesitos como segurança da edificação, conforto térmico e saneamento.